14 dezembro 2013

Keri Smith: muito além do destrua este diário

10 comentários

Faz um bom tempo que eu conheci o trabalho da Keri Smith através do We Heart It. Antes mesmo desse boom do Destrua Este Diário aqui no Brasil. Na época ela não tinha nenhum livro traduzido pro português, mas só pesquisando eu consegui entender bastante da proposta da autora. Pra quem não sabe ela é além de autora, ilustradora, blogueira, designer e também a chamada artista de guerrilha. “Esse ultimo significa basicamente que ela é um tipo de artista que deixa arte e reflexão por onde passa, um tipo de arte urbana e compartilhada.”. Ela que é canadense, propõe em seus livros que as pessoas despertem sua criatividade fazendo coisas que normalmente não fariam. Ou seja, "bookaholics" revoltados com  número de árvores sendo cortadas pra produção desses livros, acalmem os ânimos. É só pensar um pouquinho pra entender que esses livros te levam a fazer muito mais que "destruição".

Mesmo o mais conhecido dos livros sendo o Wreck This Journal/Destrua Este Diário, a autora tem várias outras obras. Obras infantis e outras que seguem o mesmo estilo:

1. Wreck This Journal - Destrua Este Diário
Todo mundo já sabe haha Mas a proposta do WTJ é que você o destrua, mas de uma maneira criativa e divertida, como a autora sugere.

2. Guerilla Art Kit - Kit Arte Guerrilha 
Como eu comentei ali em cima na descrição da autora, ela é uma artista de Guerrilha. E é justamente pra quem quer fazer esse tipo de arte que o Guerilla Art Kit serve. Pra que você faça as atividades e as compartilhe com o mundo. Deixando-as em lugares públicos por exemplo.

3. Finish This Book - Finalize Este Livro
O objetivo desse como o próprio titulo diz, é que você finalize o livro. Mas claro, finalize as atividades diferentes que ele tem.

4. Living Out Loud - Vivendo Em Voz Alta
Esse livro seria destinado a adultos digamos assim. Para relembrarem a infância e soltarem a imaginação com projetos, jogos, ideias e etc. 

5. How To Be An Explorer Of The World - Como Ser Um Explorador Do Mundo
Esse tem uma vibe mais legal pra quem curte viajar e explorar lugares novos, mas propõe que você faça isso de uma maneira diferente. Fazendo coisas inusitadas e que você não faria normalmente.

6. Mess - Erro
Nesse aqui, a Keri Smith pede pra que você erre. Sim, erre! A primícia dele é bem interessante e sugere que você esqueça todas as regras do mundo real. Apenas leve em consideração três regras: 1. Não tente fazer algo bonito; 2. Não pense demais (Não existe o "errado"); 3.  Continue em todas as circunstâncias.

7. The Non-Planner Datebook - A Agenda Não Planejadora
Esse aqui, na verdade é essa: uma agenda! Ou seja, os compromissos do dia-a-dia e a organização da sua vida de uma maneira bem mais estimulante e criativa. 

8. Everything Is Connected - Tudo Está Conectado
Pelo que eu entendi, esse aqui sugere que através de cartões postais você se comunique com outras pessoas, que crie mundos na sua imaginação, etc. Acho que é o livro dela que mais envolve a parte da imaginação e coisas lúdicas. 

9. This Is Not A Book - Este Não É Um Livro
A proposta dele é que você o use de várias maneiras, ou seja, o leia de várias maneiras. Com cheiros, barulhos. Não leia o livro da maneira normal. 

10. The Pocket Scavenger - O "bolso/limpador" 
Pra quem gosta de histórias de detetive e coisas do gênero, esse aqui é ótimo. Ele pede pra que você encontre coisas e depois coloque-as nele. Entre outras propostas.

No youtube existem vários canais de pessoas que mostram a evolução de seus livros da Keri, e também os que mostram seus livros já completos. Esse aqui é um exemplo de vídeo do Wreck This Journal completo, mesmo sendo grande vale a pena assistir: 



Infelizmente, além do Destrua Este Diário, as outras publicações dela ainda são só em inglês,mas como o conteúdo é super bacana e até fácil de se entender damos um credito e uma esforçadinha básica no inglês, ok? Ela ainda tem dois aplicativos que são versões de livros, o This is not an App e o Wreck this app. Disponíveis tanto no Itunes quanto na  Play Store.  
Pra comprar os livros dela recomendo a Livraria Cultura, que tem todos: aqui. Mas se você só quiser aderir ao Destrua Este Diário, recomendo o Submarino: aqui.
Gostaram de conhecer um pouco mais o trabalho da autora? Se quiserem ver mais, acessem o site dela: aqui. Também recomendo que assistam alguns vídeos no youtube como o que coloquei no post, de outras pessoas que já terminaram o Wreck This Journal por exemplo. 

Se comprarem algum dos livros (lembram do destrua este diário na minha wishlist de natal? Já está de baixo da árvore HEUHE ) me mandem fotos dos seus que eu publico na fãn page do blog no facebook. Comentem também se entenderam a proposta dela e tudo mais. E qual dos livros dela vocês mais curtiram? Beijos e até o próximo post! 

10 comentários:

  1. Perfeitooooooooooooooo <3 Amei o post midria <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Midria!
    Tudo bom?

    Adorei o post, a Keri é muito mais do que "Destrua Este Diário" mesmo.
    Ela é uma ótima autora, mas por enquanto não tenho todos os livros dela.
    Tenho o DED (DESTRUA ESTE DIÁRIO) e amo fazer cada página dele, sempre faço com amigos o que torna mais engraçado.

    Kiss with love,
    Elen.
    http://mais-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen! Obrigada, realmente ela vai bem além do
      Destrua Este Diário. Estou louca pra pegar o meu haha
      Beijos

      Excluir
  3. Essa mulher teve uma ideia simples mas criativa, e tá faturando muito com isso hein? huahaha Pena que por aqui ainda não tem os outros pra comprar :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os livros dela tem uns conceitos simples realmente
      e ela desenvolve um monte de coisa em cima disso.
      Com certeza $$ UEHUEHUEHUEH Pois é.
      Mas comprar as versões em inglês online até da,
      qualquer coisa google translate salvador hehe

      Excluir
  4. Ver Wreck this Journal na lista me lembra já de cara a Amanda Montt do Conspirantes. <3
    Adorei seu blog.

    vidasemgravata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso de comprar todos os outros ! Mesmo em inglês, eu percebi que é fácil a compreensão quando só tinha "Destrua este diário" em inglês, conheci o trabalho dela recentemente e pude ver que é um dos melhores que eu já vi !
    Beijos
    everyday--things.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero todos haha Acho que são fáceis de entender mesmo. Beijos!

      Excluir