03 setembro 2014

Bienal do livro 2014, bookhaul e 6 on 6

14 comentários
imagem meramente ilustrativa 

Atualização: por conta de alguns imprevistos não consegui fotografar para o 6 on 6. Mas como o tema de setembro é livros, e já havia feito esse post com fotos, ele fica como o projeto esse mês!

Como vocês devem saber (ou não hehe), a Bienal do Livro rolou entre os dias 22 e 31 de agosto aqui em São Paulo. Creio que seja o evento literário mais esperado pelos bookaholics de plantão, e como faço parte desse grupo não deixei de comparecer! Eu e uma amiga (Gi) decidimos ir juntas no dia 23 (sábado, no primeiro fim-de-semana), por conta da palestra/seção de autógrafos da Kiera Cass. Não conseguimos vê-la já que saímos antes da palestra e quando chegamos já não haviam senhas para autógrafos. BUT ANYWAY, foi minha primeira vez em uma Bienal e de qualquer maneira acabou sendo incrível. Então contei nesse post um pouco de toda essa experiência:

Para começar; a preparação antes de irmos e minha humilde wishlist. Após definirmos o dia em que iriamos, dei uma boa pesquisada em como se preparar para uma Bienal (o que levar, usar). Acabei assistindo vídeos no youtube que me ajudaram bastante com dicas de coisas nas quais eu sequer pensaria (exemplo: comprar ingressos antecipadamente). Então sugeri que comprássemos o ingresso antes para não pegarmos fila (não compramos...).
Me restou fazer uma wishlist marota com os livros que pretendia comprar. Em um apanhado dos que mais estava a fim de ler a lista ficou como na imagem acima: A Ilha dos Dissidentes e A Ameaça Invisível (Bárbara Morais), 1 Página de Cada Vez (Adam J. Kurtz), A Vida do Livreiro A.J. Firky (Gabrielle Zevin), Todo Dia (David Levithan), O Código Bro (Barney divo Stinson), Correr ou Morrer (James Dashner) e Cartas de Amor aos Mortos (Ava Dellaira).
Os dois primeiros quis principalmente por a autora estar lá e poder autografar, Mazze Runner pela adaptação estar chegando aos cinemas esse mês, já os outros eram por querer ler simplesmente. Além dos nomes anotei o número do estande da editora de publicação e preço mais barato que encontrei na internet (para saber se compensava comprar o livro ou não, mas acabei não usando a tabela de preços e os números dos estande foram pouco úteis).



O dia 23 finalmente chegou e estávamos todas saltitantes de felicidade por ir a Bienal (eu sabendo que seria difícil ver a Kiera, acabei planejando ver a Bárbara Morais e a Denise Flaibam - autora de um livro que tem meu nome!!!, além de dar uma passadinha em um encontro de vloggers). Mas gente: foi tudo por água abaixo. Primeiro por termos chegado tanto quanto tarde, ás 13:00, e segundo por não termos o ingresso em mãos (haja fila, mas eu avisei hehe), então tivemos de comprar por lá e a tia da Gi, mesmo sendo professora e tendo preferencia acabou tendo de esperar UMA HORA E MEIA para comprar os ingressos (a fila era tão grande que deu a volta no Anhembi).
Para vocês terem uma noção de como as coisas estavam quando entramos: imaginem centenas de pessoas disputando os mesmos míseros metros quadrados e ao mesmo tempo outras centenas de pessoas querendo entrar nessa disputa. Acho que essa é definição perfeita daquele primeiro sábado de Bienal. Estava tudo em uma clima meio Jogos Vorazes, mal dava para ver os livros, as filas desde a entrada eram gigantes e permaneciam assim dentro do evento para tudo: comer, ir ao banheiro, pagar livros, entrar em estandes. Uma loucura. Fora o fato de não disponibilizarem mapa a todos. O que nos salvou foi o aplicativo da Bienal que baixei (quero ouvir um aleluia).
Estava tudo lotado em todos os cantos e principalmente perto das editoras mais famosas ou das atrações. Acabei não conseguindo encontrar nenhuma das autoras que queria e muito menos conhecendo o pessoal literário do youtube que tanto gosto. Só na entrada, eu com meu olhar míope e duvidoso teimei com a Gi que uma garota que havia passado por nós era do youtube. Ela não conhecia o canal mas corremos atrás da moça e descobrimos que era sim! A Bárbara do Letras de Batom foi super atenciosa e comentou sobre o quão cheio estava o pavilhão. Fui super atrapalhada e até errei o nome do canal dela, mas depois disso ela até me respondeu no twitter (muito fofa):


Mas de qualquer maneira, esquecendo multidão e perrengues, estar no meio de tantos livros é uma experiência muito boa. Para onde quer que eu olhasse só livros e mais livros, isso foi demais (além de haverem atrações, como cosplays, bate-papos, lugares para tira fotos temáticas, seções de autógrafos TINHA ATÉ DA PALMIRINHA!!!). No entanto, como nem tudo são flores, mesmo os livros não eram tudo de bom: os preços estavam altíssimos. Entendo que era o primeiro fim-de-semana, e os saldões ocorram no fim mas a maioria estava com preço de lançamento. Ainda que estivesse com a lista de preços da internet (em que TODOS estavam por cerca da metade do preço nos estandes), não consegui me segurar e comprei os que pude. Trouxe metade da wishlist para casa (iupi!):


Na Companhia das Letras: 24,90.




Na Companhia das Letras: 29,90.


Na V&R: 39,90.

Como a comida por lá não valia a pena, fomos para o shopping comer e também acabamos indo a livraria Saraiva e a Americanas, e enfim vocês já podem imaginar qual acabou sendo o resultado dessa "passadinha na livraria":










Na Saraiva: 24,90.





Na Americanas: 14,90 - comprei por estar na lista interminável de livros que foram adaptados para o cinema, e por ser o livro favorito da Ludmilla (mas a edição é econômica e só vi quando cheguei em casa, snif, snif, acontece).





Por fim os vários marcadores que peguei nos estandes (os da Rocco ganhei depois da Gi, então não encanem com a quantidade excessiva). Além do ingresso ser mais um para a coleção de ingressos que guardo como lembrança!

E assim foi minha primeira Bienal! Independente de qualquer coisa, tudo valeu a pena como experiência. E já posso dizer que estou com saudades e ansiosa para a próxima edição em SP! Além de claro, estar mais preparada. E vocês, foram a Bienal esse ano? O que compraram por lá? Se não, têm vontade de ir? Alguma dúvida sobre ela?

14 comentários:

  1. Quero muito ler "Um Dia". Vou procurar nas Americanas daqui! E "1 página de cada vez" parece ser muito legal, tipo "Destrua este Diário", mas não sei se conseguiria fazer uma página por dia rsrs.

    Beijos, Seule Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, "1 página de cada vez" segue bem o estilo do DED (só que mais construtivo! haha) ♥

      Excluir
  2. Carta de Amor aos Mortos me chamou a atenção. Aliás, de todos eu só conheço Um Dia hahaha que horror, eu to muito desatualizada no mundo da literatura, preciso voltar a ler ç.ç

    Beijos Midria ♥
    Furubeba!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa dele é linda, não é? :D AH MAGGIE, FAREI UMAS RESENHAS LITERÁRIAS ESPECIALMENTE PRA VOCÊ ♥ HAHA

      Excluir
  3. Nossa Nossa Nossa, Adorei adorei, livros ótimos, também queria ter idoo :~~
    Amei os livros, todos *-*

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
  4. Imagino você correndo atrás da coitada igual uma louca u.u sem or. Eu tô querendo comprar o 1 página de cada vez também *-* e sobre a fila já vi sobre isso em um outro blog, ngm merece kkkk cheiro

    Www.acordamagrelissa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORRI MESMO DFKHKJSDFHKJDFH Compre o "1 página de cada vez", vale muito a pena! Pois é, fila de matar </3 Outro cheiro ♥

      Excluir
  5. EITA GIOVANA!!! MAZE RUNNER <3
    (To lendo desesperadamente)
    Adorei suas comprinhas!
    MOILHER, VOCÊ COMPROU UM DIA. MEODEOS!!! (SEGURANDO O FORNINHO)
    Aguardo resenha u-u
    Aceito doação de marcadores porque olha........
    Enfim, adorei sua experiência. Nunca fui na Bienal :( Quem sabe na próxima?
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TO LOUCA PRA LER MR ANTES DA ESTREIA DO FILME ♥♥♥♥ Comprei Um Dia (finalmente õ///). E pode deixar que quando acabar você sera a primeira a saber minha opinião sobre ele Lu! AH, venha pra próxima Bienal sim, dai podemos nos ver :DDD

      Excluir
    2. Imagina Midria e Ludmilla juntas??????? SENHOR
      Ninguém segura esse fogão industrial.

      Excluir
    3. EITA GIOVANNA, SEGURA OS BOTTONS ♥♥♥

      Excluir
  6. Eu fui na Bienal nos dias 23 e 31 e no dia 23 uma amiga foi comprar o ingresso e foi bem rapidinho, mas quando chegamos a fila pra entrar estava naquela parte da Churrascaria do Anhembi...
    No primeiro dia eu comprei apenas "Eleanor & Park", no dia 31 eu comprei "O Codex dos Caçadores de Sombra", "Fazendo meu filme 1" e "Orange is the new Black", foi o melhor dia <3
    Beijoos (◕‿◕✿) || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa fila foi para compra mesmo :/ Orange is the new black é muito legal, leia, você provavelmente vai gostar! - desejando Eleanor & Park desesperadamente ♥

      Excluir