02 outubro 2014

O Mágico de Oz: resenha do livro e adaptações mais legais ou interessantes

4 comentários

O Mágico de Oz é um clássico da literatura infantil e sem dúvida alguma você já ouviu falar dele. Mesmo que você não tenha assistido a nenhuma das várias adaptações cinematográficas (ou televisivas, entre outros tipos), a história da estrada dos tijolos de ouro não lhe é estranha. Hoje falarei um pouco tanto sobre o livro quanto sobre as adaptações mais legais que encontrei por ai!


Caso você tenha passado sua vida trancafiado em um quartinho de Marte, e não saiba do que se trata a história vai ai um resumo rapidinho: "A garotinha Dorothy vive com os tios numa cidade dos EUA, o Kansas. Um belo dia, um ciclone passa pelo lugar onde moram e a casa da família vai parar em uma terra distante e totalmente diferente; Oz. Chegando lá Dorothy acompanhada apenas de seu cachorro Totó, tem de enfrentar uma saga para conseguir voltar a sua casa e ao mesmo tempo acaba conhecendo amigos e criaturas que tem desafios próprios a superar. O Espantalho que quer ter um cérebro, o Homem de Lata espera ter de volta um coração e o Leão que anseia por coragem. Unidos pelo desejo de que Oz, o poderoso e temido mágico dessa terra conceda aquilo que cada um deseja, eles seguem pela estrada dos tijolos amarelos em direção a Cidade das Esmeraldas".

Sem rodeios: há um tempinho atrás quando comecei a ler O Mágico de Oz para um projeto da escola, não curti em nada o livro e acabei abandonando. Nos últimos tempos percebi o número grande de livros não lidos que eu tenho, este estava entre eles então decidi lê-lo. Dando uma segunda chance ao Sr. L. Frank Baun, a experiência foi bem diferente da primeira vez, e O Mágico de Oz se tornou uma das minhas histórias infantis favoritas. Adoraria ter lido quando criança, porque faz bem aquele estilo de fábula no entanto melhorada. A narrativa (com a qual eu tanto impliquei da primeira vez) foi super fluída dessa vez e fiz a leitura em menos de uma hora. Além disso a edição em questão contém algumas ilustrações muito lindinhas. Resumindo: é uma história infantil, mas que envolve questões que estarão sempre presentes em nossa vida. A inteligência, o amor e a coragem são retratadas de maneira simples, direta e efetivas. Adorei e a partir de agora provavelmente farei a louca das edições de O Mágico de Oz haha Entendi porque é tão amado mundialmente e considerado um clássico. Leiam!


"pergunta do dia"

Mas não foi só o livro que rendeu fama a história de Dorothy: dezenas de adaptações já foram feitas em formatos bastante diferentes. Desde peças de teatro, filmes, livros inspirados no mundo de Oz entre outros. Reuni algumas das que achei mais interessantes, importantes e pitorescas:

Wizard of Oz (1939) - O Musical
A "grande adaptação" do livro, fez com que a história fosse ainda mais conhecida e vendida. Com os efeitos especiais avançados e inéditos para a época e contando com Judy Garland no papel de Dorothy, o filme se tornou um clássico como o que o originou. A música "Over The Raibow" destacou mais ainda a produção! Trailer:



Fiz uma playlist com quatro versões que encontrei da música: uma Over(dose) The Raibow. Ouçam:




Oz - A Rock 'n' Roll Movie Road Movie (1976)
Também temos uma versão "vida louca". Nessa versão Dorothy é adolescente, viajando com uma banda de rock quando sofrem um acidente de carro, ela bate a cabeça e vai parar em Oz. Para sair de lá ela conta com a ajuda da fada madrinha (um estilista gay) que diz que ela tem de ir ao show de rock (do Mágico de Oz), enquanto isso é perseguida por vândalos que querem estrupa-la! Trailer:


Não da para entender muito pelo trailer mas não posso negar que essa primícia é bem pitoresca!



 The Wiz (1978)
Versão disco e afro-americana da história, é baseada em um musical da Brodway. Ao invés de um ciclone, uma tempestade de neve é o motivo de Dorothy ir parar em Oz (uma cidade que se parece muito com Nova York). O que chama atenção no filme é o elenco: Michael Jackson como espantalho, além de cantoras da época (Diana Ross como Dorothy e Lena Horne, diva do jazz como a fada boa). Trailer:



Além disso o filme foi o último do gênero (de filmes dedicados ao público negro, infelizmente).



The Witches of Oz (2009)
CLARO, NÃO PODIA FALTAR UMA SÉRIE (sz). Tudo bem que essa é mini-série xiuuu. Nessa versão americana Dorothy é uma escritora que se muda para NY a fim de terminar de escrever os livros de seu avô. Mas um dia, uma bruxa chega a cidade e por conta disso ela acaba descobrindo que suas histórias não são fantasia, e sim memórias reprimidas. Trailer:



Finalizando as adaptações filmadas por aqui, não esquecendo de creditar esse post do Blog Design Inova de onde consegui a maior parte das informações de cada uma. Leiam, por lá ele mostrou outras adaptações bem legais também!

O Maravilhoso Mágico de Oz (Eric Shanower, Skottie Young)
Por fim uma adaptação que não é filme, nem série nem nada do tipo. Mas sim uma HQ! Ando desejando várias HQs ultimamente, e essa é uma delas. Em capa dura, essa edição é da Marvel, publicada no Brasil pela Panini e que faz parte de toda uma coleção de 13 livros que se passam no Mundo de Oz - conhecemos ai encima só o primeiro dos livros, o qual se tornou mundialmente conhecido e afins, mas na verdade (mesmo sendo um fato bem desconhecido) ganhou continuações publicadas pelo próprio autor. Uma resenha bem maneira e explicadinha do canal Me Gusta Quadrinhos:



Curtiram a resenha, ouviram a playlist? E das adaptações, qual gostaram mais? Conhecem outras? Comentem!

4 comentários:

  1. Nossa fiquei super curiosa para ler o livro, amei sua resenha
    seguindo o blog beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente AMO o Magico de Oz, lembro que quando li fiquei fascinada é um mundo totalmente WOW, eu era bem novinha, mas nunca vou esquecer de como fiquei surpresa com a história. Até hoje tenho vontade de assistir o musical, tenho que arranjar um tempinho para assistir, mas tá dificil eim! )':
    Acho que nunca disse isso, mas adoro teu blog! Teus posts são superlegais e o layout super orna, parabéns!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida o mundo da história é incrível (não é a toa que rendeu assunto para várias continuações, né?! ♥). Sou do time que não assistiu o musical ainda como você Camila </3 Realmente, o tempo não anda amigável ultimamente haha E muito obrigada pelos elogios, de verdade, é sempre bom ver que gostam do que você faz :DDD Beijão!

      Excluir